quarta-feira, 6 de julho de 2011

Rio terá 36 novos hotéis até 2014

Direto do Blog Carioca
Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, pelo menos 36 novos hotéis serão construídos no estado, o que também vai alavancar a geração de empregos. A estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ) é de que para cada quarto de hotel sejam gerados quatro novos empregos no setor de turismo, sendo um direto e os outros três indiretos.

Somente na cidade do Rio serão construídos 17 hotéis, em bairros como Copacabana e Ipanema, o que corresponderá a cerca de 10 mil quartos a mais. De acordo com Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ, os ganhos para o estado após a realização dos grandes eventos será enorme no setor de turismo.

- O Rio de Janeiro vive sua década de ouro e a hotelaria carioca protagoniza o desenvolvimento econômico da cidade. Os legados da escolha da cidade como sede da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016 para a hotelaria são muitos e vão além da exposição na mídia internacional. Além de todo o ganho em infraestrutura e serviços para a cidade, iremos não só expandir a oferta de acomodações, como também atrair novas bandeiras e ampliar a diversidade de opções de hospedagem. Estamos diante de uma oportunidade ímpar de amadurecimento e consolidação dos serviços turísticos em geral. A geração de empregos e a capacitação da mão de obra também são grandes ganhos para o Rio de Janeiro – disse ele.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda, até 2014, serão cerca de 170 mil profissionais capacitados nas diversas áreas ligadas ao setor de turismo, seja por cursos presenciais como por meio da metodologia de ensino a distância. Somente esse ano, serão 20 mil pessoas se especializando. De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Sergio Zveiter, jovens serão capacitados a partir de programas como o Projovem Trabalhador e o Cidadão Olímpico.
- Até o começo da Copa do Mundo de 2014 e o final das Olimpíadas de 2016, calculamos que o estado terá de 8% a 9% da empregabilidade formal ligada a Indústria do Turismo – afirma o secretário.

Além da cidade do Rio, serão construídos hotéis nos municípios de Itaboraí, Campos, Duque de Caxias, Macaé, São João de Meriti, Niterói, Angra dos Reis, Nova Iguaçu, Petrópolis e Cabo Frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente agora!