sexta-feira, 15 de julho de 2011

18º FESTIVAL DE TEATRO DO RIO



Esta é pra entrar em cena.
Conforme combinado, segue as informações na íntegra do tradicional Festival de Teatro do Rio que acontecerá entre os dias 9 e 18 de agosto.

Entre os dias 9 e 18 de agosto, a cidade do Rio de Janeiro vai receber a 18ª edição do Festival de Teatro do Rio. Promovido pelo Centro Cultural Veiga de Almeida, este ano o evento homenageia o ator Pedro Paulo Rangel. Os espetáculos que passarão pelo crivo do júri composto por Pedro Sayad, Claudio Handrey e Ricardo Kosovski já foram escolhidos. Dos inscritos de várias partes do país, sete foram selecionados para se apresentarem no palco do Festival.

Na quarta-feira, dia 10, às 20h, o grupo carioca A4 Cia. de Teatro apresenta o espetáculo Cordel do Amor Sem Fim. A peça conta a história de três irmãs que vivem em Carinhanha, município localizado no sudeste da Bahia, e retrata uma viagem constante pelo caos de nós mesmos, de nossas esperanças e armadilhas do amor. A direção é de Letícia Kaineiro.

Na quinta-feira, dia 11, é a vez do grupo Meyd Inn Rio se apresentar na Casa de Cultura Laura Alvim com a peça Relações Perigosas. Com direção de Rubens Lima Jr, o espetáculo é baseado no clássico romance de Choderlos de Laclos, de mesmo nome.

O grupo teatral sul-matogrossense Grupo de Risco se apresenta na sexta-feira, dia 12, com a peça Apareceu a Margarida. Dona Margarida é o retrato fiel de um ser humano com toda a sua complexidade e contradições. Uma professora que começa muito docemente a dar uma aula de biologia e no decorrer do percurso altera seu comportamento abruptamente, indo da doçura maternal, sedução e lascívia ao ápice da crueldade e violência psicológica.

A Pequena Companhia de Teatro de São Luis do Maranhão apresenta no sábado, dia 13, o espetáculo Pai e Filho. Dirigido por Marcelo Flecha, a peça conta a história de um homem aprisionado e oprimido pelo poder do pai que procura enfrentá-lo, mas o discurso não consegue quebrar a hierárquica familiar, desaparecendo qualquer possibilidade de que um diálogo aberto se estabeleça.

No domingo, dia 14, o Aberratio Grupo de Teatro apresenta a história de Vassíliev, estudante de Direito que, pela primeira vez, é levado a um bordel por um amigo e, com isso, tem a oportunidade de experimentar outras realidades. Em “S”, a plateia mergulha nos universos das diferentes figuras que atravessam seu caminho. A direção é de Gutti Franga.

Terapia de Ris(c)o, da Companhia Setor de Áreas Isoladas, de Brasília (DF) é o espetáculo que será apresentado na segunda-feira, dia 15. Diego Bresani e Rodrigo Fischer são os responsáveis pela direção da peça, que conta a história de três mulheres completamente diferentes entre si que recebem um bilhete anônimo em suas casas, em que está escrito apenas: “Eu sei”. Elas decidem aparecer no local e hora determinada no bilhete e são recebidas pelo senhor Q. O senhor Q define o encontro como uma terapia e a partir daí o grupo passará por algumas situações reveladoras para entender o real motivo do chamado.

Encerrando as apresentações, na terça-feira, dia 16, a peça do grupo Cutucurim (RJ) O Piolho, a Caolha, a Morte e as 4 Irmãs Que Não Deveriam Falar. Baseado em contos populares a partir da pesquisa na obra de Câmara Cascudo, a peça contará pequenas histórias que destacam a identidade brasileira em sua essência através de seus contos. A direção é de Ribamar Ribeiro.

A cerimônia de entrega de prêmios aos melhores do Festival acontecerá na quinta-feira, dia 18, às 20h. O 18º Festival de Teatro do Rio será realizado na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema.

Serviço:
Data: 9 a 18 de agosto
Horário: 20h
Local: Avenida Vieira Souto, 176 – Ipanema.

Programação completa:

09/08 – Terça-feira
20h| Homenagem a Pedro Paulo Rangel

10/08 – Quarta-feira
20h| Espetáculo: Cordel do Amor Sem Fim
Grupo: A4 Cia. de Teatro (Rio de Janeiro/RJ)
Direção: Letícia Kaineiro
Debatedor: Tuca Moraes

11/08 – Quinta-feira
20h| Espetáculo: Relações Perigosas
Grupo: Meyd Inn Rio (Rio de Janeiro/RJ)
Direção: Rubens Lima Jr.
Debatedor: D´Artagnan Jr.

12/08 – Sexta-feira
20h| Espetáculo: Apareceu a Margarida
Grupo: Teatral Grupo de Risco (Campo Grande/MS)
Direção: João Lima
Debatedor: Mauricio Gonçalves

13/08 – Sábado
20h| Espetáculo: Pai e Filho
Grupo: Pequena Companhia de Teatro (São Luiz/MA)
Direção: Marcelo Flecha
Debatedor: Amir Haddad

14/08 – Domingo
20h| Espetáculo: S.
Grupo: Aberratio Grupo de Teatro (Rio de Janeiro/RJ)
Direção: Marcelo Andrade
Debatedor: Gutti Fraga

15/08 – Segunda-feira
20h| Espetáculo: Terapia de Ris(c)o
Grupo: Companhia Setor de Áreas Isoladas (Brasília/DF)
Direção: Diego Bresani e Rodrigo Fischer
Debatedor: Jacqueline Laurence

16/08 – Terça-feira
20h| Espetáculo: O Piolho, a caolha, a morte e as 4 irmãs que não deveriam falar
Grupo: Cutucurim (Angra dos Reis/RJ)
Direção: Ribamar Ribeiro
Debatedor: Kiko Mascarenhas

OFICINARitos Teatrais e Espaço Cênico
Com Gabriel Barros / 08, 10 e 12 de agosto das 15h às 18h
Auditório da UVA – Campus Tijuca / Rua Ibituruna, 108.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente agora!