quinta-feira, 9 de junho de 2011

Recebi esta comunicação e decidi retransmití-la na integra por se tratar de uma ação muito nobre. Sem delongas, segue informações de um projeto belíssimo da TIM BRASIL (que não coloca um centavo neste blog) no Rio de Janeiro:


por CDN COMUNICAÇÃO CORPORATIVA


TIM leva Música para a Escola Tasso da Silveira

Alunos do projeto TIM Música nas Escolas realizarão apresentações e oficinas no colégio em Realengo, buscando integrar a comunidade e disseminar uma mensagem de paz, cidadania e felicidade

Levar uma mensagem de alegria e paz através da música. Essa é a ideia dos jovens alunos do projeto TIM Música nas Escolas, que irão realizar ações na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo. A primeira delas será uma série de oficinas de musicalização para os alunos do 4º ao 6º ano, que acontece hoje, dia 7 de junho (terça-feira), exatos dois meses após a tragédia no colégio. Já no dia 11 de junho (sábado), a partir das 10h30, acontecerão os shows da Orquestra Brasileira do Rio de Janeiro e da Bateria Mirim do TIM Música nas Escolas, compostas por alunos de escolas públicas contempladas pelo projeto.

As oficinas de musicalização do TIM Música nas Escolas já são realizadas mensalmente em escolas da rede pública localizadas próximas a comunidades cariocas. A atividade começou em 2008 e tem servido para que os integrantes da Orquestra possam multiplicar os conhecimentos adquiridos e para despertar o gosto pela música em outros jovens. Desta vez, a TIM decidiu realizar tanto uma oficina quanto um show na Escola Tasso da Silveira porque vê na música um importante instrumento de promoção do bem-estar.

“É muito gratificante poder voltar a Tasso da Silveira para participar do show da Bateria Mirim. Sugeri que fossem realizadas ações do TIM Música nas Escolas, neste colégio, porque vejo que os alunos precisam de incentivos para voltar à rotina e superar o trauma por que passaram. Acredito que possamos colaborar com isso porque a música é uma linguagem universal, capaz de trazer a alegria”, destaca Ícaro Belini, monitor da Bateria Mirim, que além de ex-aluno, é vizinho da escola.

As oficinas acontecerão nas próprias salas de aula da Tasso da Silveira, às 10h e às 15h30, contando com a participação de cerca de 300 alunos. Além de apresentar os instrumentos musicais utilizados na Orquestra, trarão um repertório mesclado entre canções infantis e clássicos da Música Popular Brasileira.

Já as apresentações da Orquestra Brasileira do Rio de Janeiro e da Bateria Mirim estarão inseridas na ação “Um Dia Feliz”, promovida pela ONG Viva Rio com o objetivo de celebrar a vida e promover cidadania. Os shows acontecem a partir das 10h30, na quadra da igreja Presbiteriana da Piraquara, próxima à escola. No repertório dos jovens da Orquestra, estarão clássicos do choro, samba e MPB, além de canções do álbum lançado pelos alunos no fim do ano passado, que conta canções instrumentais inéditas compostas especialmente para o grupo por músicos reconhecidos e premiados como Dona Ivone Lara, Leandro Braga e Gilson Peranzzetta. Já a Bateria Mirim – comandada pelo Mestre Mangueirinha e formada por alunos do CIEP Oswaldo Aranha e moradores do entorno da escola, de Magalhães Bastos – promete empolgar com sambas-enredo que marcaram época.

“Esperamos que as ações da TIM venham contribuir para a retomada de nossas atividades. Acreditamos que esse tipo de iniciativa colabore para levantar a autoestima e proporcione momentos de alegria para os nossos alunos”, considerou Luis Marduk, diretor da Escola Municipal Tasso da Silveira.

Sobre o TIM Música nas Escolas

Voltado para alunos da rede pública de ensino, o programa educacional TIM Música nas Escolas foi criado em 2003, com o objetivo de oferecer aos participantes novas formas de aprendizagem para melhoria do desempenho escolar – baseadas na linguagem universal da música – e estimular o desenvolvimento de uma cultura de paz. O programa beneficiou mais de 20 mil alunos de escolas públicas em 13 cidades brasileiras.

Além da realização de oficinas musicais e a formação de turmas como os Núcleos de Agitação Cultural, as baterias-mirins e os aprendizes de áudio, o TIM Música nas Escolas selecionou participantes para formarem as seis Orquestras Brasileiras do projeto. Escolhidos segundo critérios de comprometimento e aptidão, os jovens desses grupos receberam formação musical direcionada, tornando-se responsáveis por levar às suas comunidades mensagens de paz e cidadania, além de se apresentarem em diversos eventos e terem a oportunidade de tocar com grandes nomes da música popular brasileira. O grupo do Rio de Janeiro conta com 62 jovens e já gravou um CD, lançado no fim do ano passado e com repertório que inclui canções instrumentais inéditas, compostas especialmente para o álbum por músicos reconhecidos e premiados como Dona Ivone Lara, Leandro Braga, João Lyra, Gilson Peranzzetta, Maurício Carrilho, dentre outros.

Após alcançar os objetivos de utilizar a música como um poderoso instrumento de transformação social e ajudar a mudar a realidade de alunos da rede pública de ensino, o projeto TIM Música nas Escolas encerrará seu ciclo de vida no Rio de Janeiro no fim de 2011, conforme previsto desde o início das ações.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente agora!