Uma ótima oportunidade de visitar o bairro mais charmoso da cidade maravilhosa curtindo um circuito requintado de música e apreciando o que o Rio tem de melhor. Ah! Pagando bem pouco. Neste mês de junho, dia 19, um evento que promete mobilizar a cidade com muita diversão, informação e cultura. Segue informações na íntegra do Festival Santa Música.
Uma festa popular, gratuita, aberta a quem quiser participar. Todos os estilos sonoros em alegre convivência. A celebração da música entre pessoas de todas as idades e origens sociais.
Alinhado ao dia da música na França, que se prepara para a 30ª edição em 2011, o Festival Santa Música foi criado por um coletivo de artistas, para realizar uma festa musical de rua, democrática e rica em diversidade.
Santa Teresa foi escolhido por ser um ambiente de efervescência cultural, consagrado formador de opinião, de reconhecidas posições políticas e coletivas. “Santa” – um bairro de casarões e construções ecléticas, inspirados na arquitetura francesa do século XIX – é o local mais tradicional para as artes no Rio de Janeiro, onde residem e circulam muitos intelectuais, acadêmicos e artistas.
Uma das atrações mais charmosas de Santa Teresa são os velhos bondes do século passado: patrimônio histórico do Brasil e únicos veículos do tipo que ainda circulam no país. Na linha desses bondes estão os 12 Espaços Musicais do Festival Santa Música.
O Santa Música conta com a chancela do Internacional Fête de la Musique que congrega mais de 430 cidades em todo o mundo, numa grande rede mundial em favor da música.
No Brasil, a RioTur promove e a MPB FM é sócia dessa iniciativa inédita com a Roda de Produção e com o Coletivo Santa Música.
A programação do Festival é feita de dois circuitos integrados: um produzido pelo Festival e outro produzido por Todos.
Circuito Santa Música: Ao longo dos eixos da linha dos bondes de Santa Teresa, 12 espaços musicais trarão 100 diferentes bandas cariocas em apresentações acústicas, semi-acústicas e amplificadas. Em todos os espaços, cada apresentação terá entre 40 e 50 minutos e as trocas de cena duram entre 15 e 20 minutos. O Festival Santa Música é uma celebração à música. Por isso, não há premiação, nem cachê para os participantes.
Circuito produzido por Todos: Qualquer músico, de qualquer lugar do Rio de Janeiro, pode inscrever sua banda ou seu show. Moradores e comerciantes de Santa Teresa também podem criar seus próprios Espaços Musicais e preenchê-los com a programação que quiserem. Dentro das casas ou em locais comerciais. Em janelas, varandas, quintais, garagens, calçadas… Pois o alvará de licença está garantido nesse dia!
Aproveite e faça aqui a sua inscrição.
Além disso, todas as manifestações artísticas presentes em Santa Teresa também integram o Festival: o circuito das artes visuais, o circuito gastronômico, os artistas circenses, os grupos de teatro, etc.
Além disso, todas as manifestações artísticas presentes em Santa Teresa também integram o Festival: o circuito das artes visuais, o circuito gastronômico, os artistas circenses, os grupos de teatro, etc.


MPE manda cancelar o Festival por proteção ao patrimônio histórico e cultural. Segundo o MPE, o Festival atrairia um público muito maior que o número de moradores do Bairro que é de cerca de 41 mil pessoas.
ResponderExcluirOra, então estamos fadados a não ter carnaval em Santa Teresa, pois o Carmelitas, Badalô entre outros blocos tradicionais da região, também arrastam multidões. O bairro, inclusive, é famoso pelo apoio da população em todas as atividades. Restanos protestar! Segue matéria do JB online contando na íntegra o que está acontecendo:
Direto do JB online:
Festival é cancelado, mas moradores de Santa Teresa prometem shows em casa
Além dos palcos principais, 29 famílias abriram suas casas para apresentações extras
A Justiça decretou o cancelamento do festival Santa Música, mas moradores inconformados com a decisão estudam abrir suas casas para shows independentes no próximo domingo (19/06). A medida seria uma forma de protesto contra a decisão judicial.
"Ainda tenho esperanças de que o festival vá acontecer, já que a decisão cabe recurso. Mesmo assim, quero manter os shows das bandas que iam acontecer na minha casa", diz a atriz Luciana Simões, que é dona de uma das 29 casas que abriram suas portas para shows extras do festival, cujas atrações principais se apresentariam em 12 palcos espalhados pelo bairro.
"Acho que todos que concordaram em abrir suas portas para o festival devem fazer o mesmo em prol da cultura. Voltamos ao tempo da ditadura? Meia dúzia de reacionários e mal informados não podem arruinar um espetáculo inteiro", ressalta a atriz.
A Roda Produções, responsável pelo evento, vai entrar com um recurso para reverter a decisão judicial ainda nesta sexta-feira (17/06). Mesmo assim, a organização do evento garantiu que vai cumprir o que a Justiça determinar.
Mais cautelosa, a professora de educação física Marcela Iara Reinhardt disse que só vai manter as apresentações na sua casa se a produção do Santa Música concordar.
"No começo, cheguei a pensar em abrir minha casa mesmo que o festival fosse cancelado", conta a moradora, que receberia quatro bandas de jazz em sua residência. "No entanto, acho que todos fazemos parte de uma equipe. Se a organização do evento determinar que não devemos abrir nossas portas para os shows para não prejudicá-los, vou acatar".
Nota oficial da organização do Evento
ResponderExcluirAlinhado aos valores de responsabilidade e cidadania, o Festival Santa Música acatou a determinação de cancelamento do evento, tal como solicitado pelo Ministério Público Estadual e determinado pelo M. M. Juízo da 15ª Vara da Fazenda Pública, apesar de ter em mãos os documentos necessários para recorrer da decisão. A resolução do Festival se dá em meio à certeza de que esta produção é comunitária, sustentável, solidária e agregadora e, assim, tudo o que está em desacordo com estes parâmetros deve ser evitado. Enfim, a atmosfera de harmonia e de felicidade de todos os segmentos é requisito indispensável para a realização do Festival.
O Santa Música recebeu da organização da Fête de la Musique – Dia da Música na França, que em 21/06/2011 fará sua 30ª edição – a chancela da International Fête de la Musique Network, que congrega mais de 450 cidades em todo o mundo, numa grande rede mundial de celebração à música e lamenta essa perda para a cidade do Rio de Janeiro.
Aos parceiros e aos apoiadores que se uniram à organização do Festival, recebam o nosso MUITO OBRIGADO.
A empresa ‘RODA de Produção’ não se responsabiliza por nenhum movimento artístico ou musical que aconteça no bairro de Santa Teresa no próximo domingo, 19/6.